Como alavancar e escalar uma startup

Como alavancar e escalar uma startup

Empreendedores continuam voltando à zona de conforto e não sabem como escalar sua startup

Empreendedor e movido a desafios, Vinícius Marques CEO da iTurn com mais de 8 anos de experiência em TI menciona que atualmente mentores e cursos de empreendedorismo fala-se muito que devemos nos focar no que gostamos e somos bons. Apesar de ser muito verdadeira, essa recomendação também é bastante perigosa para nós empreendedores, já que podemos acabar ficando presos na zona de conforto.

Já investi tempo demasiadamente em áreas com a qual mais me dei bem: o produto! O problema é que uma startup não é feita apenas de programação e design, também é preciso investir tempo em atividades completamente diferentes e muitas vezes não tão prazerosas, como validação e venda.

Sempre que me pego na zona de conforto, me vejo criando novas funcionalidades e melhorando o produto de forma infinita como uma forma de criar desculpas para mim mesmo. Então aprendi a não empurrar prioridades que não gosto para o fim da lista.

Uma dessas atividades é marketing e vendas, todo empreendedor técnico esbarra neste obstáculo, e por não me dar muito bem com esta área já faz alguns anos que tenho focado muito nesses aspectos. Todo empreendedor ou startup possui capital financeiro reduzido e a receita gerada pelo próprio resultado operacional não permite escalar de forma efetiva. Então depois de testar conceitos e metodologias já conhecidas como predictable revenue, AIDA, outbound/inbound marketing, AIP, growth hacking entre outros, desenvolvemos um método clean e simples que permite escalar o processo de marketing de vendas e gerar tração para startupers, mas é claro tudo isso vem de pois de muito trabalho e já possuir um modelo de negócio escalável já validado.

Denominado CANVAS DO MARKETING DE VENDAS, a metodologia se baseia na modelagem visual através de 10 quadros ilustrando claramente todo o processo do marketing de vendas.

CANVAS DO MARKETING DE VENDAS

CANVAS DO MARKETING DE VENDAS

Com o MVC (Canvas do Marketing de Vendas) qualquer empreendedor poderá aplicar de forma sistemática o processo de geração de valor, marketing de vendas e crescimento rápido.

Acredito que o tempo deve ser dividido em 3 áreas, com proporção adequada ao momento de cada startup: falar com clientes, desenvolver o produto e crescer, finaliza Vinícius.

Por Vinícius Marques – CEO iTurn