COMO CONSEGUIR DINHEIRO $$$ PARA ABRIR SUA EMPRESA

COMO CONSEGUIR DINHEIRO $$$ PARA ABRIR SUA EMPRESA

Você quer abrir sua própria empresa mas não sabe como conseguir dinheiro para fazer isso acontecer?

 

10 maneiras de conseguir dinheiro para abrir sua empresa

Antes disso, porém, quero te lembrar que conseguir dinheiro para abrir sua empresa não deve ser a primeira coisa com a qual você deve se preocupar. Isso porque para a maioria dos negócios existem maneiras de se começar (ou no mínimo de descobrir se sua ideia vai dar certo) gastando muito pouco.  De qualquer maneira, chega um momento em que todo negócio precisa de dinheiro. Seja para abrir a empresa, ganhar escala ou investir em seu crescimento.

Não existe uma que seja melhor que a outra e a escolha por uma delas vai depender de diversos fatores, como o tipo de negócio que você quer abrir. Cabe a você, portanto, analisar as opções e decidir qual se encaixa melhor na sua situação.

COMO CONSEGUIR DINHEIRO PARA ABRIR SUA EMPRESA

1. Dinheiro não reembolsável

Essa sem dúvidas é uma das melhores opções de financiar a criação de um novo negócio ou dar folego extra para sua empresa. Essa é uma opção muito pouco comum e que não se aprende na faculdade. Funcionou comigo e na minha startup de uma forma surpreendente! Você verá os resultados que obtive com seus próprios olhos. Neste hangout você vai entender como conseguimos captar mais de R$ 300.000,00 para investimento não reembolsável em nossa startup através de subvenções econômicas.

2. Encontre um Sócio

Um sócio pode ser uma ótima forma de conseguir dinheiro para abrir seu negócio. Você pode optar por um sócio-investidor, que investe na sua empresa em troca de participação acionária. Ou por um sócio que além de entrar na sociedade com dinheiro vai também compartilhar com você a gestão do negócio e trabalhar no dia a dia da empresa.

Deve-se ter muito cuidado, porém, na hora de escolher quem será este sócio, dividir as responsabilidades e de formalizar a sociedade. Não são poucos os exemplos de empresas que não deram certo por causa de brigas e desentendimentos entre sócios. O ideal é encontrar um sócio que além do dinheiro traga também outro tipo de contribuição. Seja possuindo experiência no segmento em que você vai atuar ou em negócios de modo geral, seja complementando suas habilidades na gestão da empresa.

3. Tenha um Investidor-Anjo

Investidores-anjo são pessoas físicas que investem seu próprio dinheiro em empresas em estágio inicial em troca de uma participação minoritária no negócio. Em geral são empresários ou executivos de sucesso que apesar de não trabalharem efetivamente no negócio atuam como mentores ou conselheiros dos fundadores.

Apesar de ainda ser um pouco difícil de encontrar investidores-anjo no Brasil, esta é uma ótima maneira de conseguir dinheiro para sua empresa se você está abrindo uma startup. Existem algumas empresas que promovem e difundem este tipo de investimento, como a Anjos do Brasil. Além disso, nada impede que seu investidor anjo seja aquele conhecido da família que tem um negócio de sucesso e que esteja disposto a investir em seu projeto ;).

4. Procure um Fundo de Capital Semente

Diferentemente dos fundos de venture capital ou private equity, que investem em empresas já consolidadas ou em fase de crescimento, os fundos que atuam com seed capital (capital semente) investem em negócios que estão em fase inicial ou muitas vezes ainda no papel. E junto com o investimento o empreendedor também recebe auxílio na gestão do negócio.

O capital semente, entretanto, é mais comum entre empresas de base tecnológica com grande potencial de crescimento. Além disso, existem ainda poucos fundos deste tipo no Brasil (um deles é o Fundo Criatec), o que torna ainda mais difícil de conseguir dinheiro para sua empresa desta maneira.

5. Participe de um Programa de Aceleração

Se você está buscando dinheiro para abrir uma startup, também pode participar de umprograma de aceleração. Nele as aceleradoras (como o nome já diz) dão suporte ao empreendedor para “acelerar” o crescimento do negócio através de mentorias, treinamento, know-how, networking e acesso a capital, em troca de uma participação na empresa. O processo de aceleração ocorre por um período de tempo determinado e o objetivo durante este período é definir o modelo de negócio, crescer e buscar investidores dispostos a colocar dinheiro na empresa.

Para participar você deve aguardar o início do processo de inscrição de cada aceleradora e inscrever seu projeto para concorrer a uma vaga. Se quiser saber mais pode visitar os sites das aceleradoras e ver como funciona o programa de aceleração em cada uma delas. Seguem algumas para te ajudar: Aceleratech21212AceleradoraPapaya VenturesWayra

6. Participe de Concursos de Startups 

Outra maneira de conseguir dinheiro para abrir uma startup é participar de concursos como o Concurso Nacional de Startups e o Sua Ideia Vale um Milhão (esse último realizado pela Buscapé).

Você se inscreve para participar e, se sua startup for selecionada, vai ter a chance de apresentar seu projeto para uma banca de investidores.  Além das premiações, os concursos de startups são uma excelente oportunidade para conseguir visibilidade para seu negócio. Por outro lado, são poucas as startups que conseguem participar. Mas vale tentar!

7. Arrecade Dinheiro Através de “Financiamento Coletivo”

O financiamento coletivo (ou crowdfunding) é relativamente novo e ainda muito pouco explorado no Brasil, principalmente com o objetivo de conseguir dinheiro para começar um negócio ou lançar um produto. Para arrecadar o dinheiro com o crowdfunding, você cadastra seu projeto em um site de financiamento coletivo (como o Catarse e o Kickante) e “vende a sua ideia” para que outras pessoas invistam no seu projeto.

Em contrapartida, estas pessoas ganham recompensas definidas por você para cada faixa de valor que elas decidiram investir. Quanto maior o valor investido, maior é a recompensa que você vai oferecer para elas. Nos EUA, onde essa modalidade já é bastante difundida, temos vários casos de sucesso.

Dentre eles alguns que tiveram bastante repercussão aqui no Brasil, como a mochila de viagem que arrecadou 10 vezes o valor necessário e o Coolest, que arrecadou mais de 13 milhões de dólares, ambos no site americano Kickstarter.

8. Use o Dinheiro dos Seus Próprios Clientes

Pode parecer estranho, mas em alguns casos é sim possível usar o dinheiro dos seus próprios clientes para começar seu negócio ou para fazer sua empresa crescer. Esta é, na minha opinião, uma das melhores formas de conseguir dinheiro para começar um negócio. Isto por 2 motivos principais:

a. Significa que você encontrou um jeito de dar os primeiros passos em seu negócio com pouco ou nenhum dinheiro

b. Significa que seu negócio tem grandes chances de sucesso, pois são seus próprios clientes que estão te “dando” o dinheiro para financiar sua empresa.

Um exemplo é você vender seu produto antes mesmo de ele estar pronto, de forma que você consiga usar o dinheiro que recebeu de seus próprios clientes para bancar seus custos de produção e/ou entrega.

9. Empreste Dinheiro de Amigos e Familiares

Se você tem amigos ou familiares que acreditam em seu potencial, têm condições financeiras e estão dispostos a te ajudar, por que não aceitar dinheiro deles? Esta é uma forma muito comum de conseguir dinheiro para abrir empresa. Principalmente entre jovens empreendedores, que muitas vezes emprestam dinheiro de seus pais e familiares para realizar o sonho de abrir seu próprio negócio.

Por outro lado, é bom pensar muito bem antes de pedir este dinheiro e estar ciente de que caso ele não seja devolvido no prazo combinado você tem grandes chances de ter graves desentendimentos, principalmente se o empréstimo partiu de um amigo. Como dizem por aí: amigos amigos, negócios a parte.

10. Use Seu Próprio Dinheiro

Não podemos esquecer que outra maneira de conseguir dinheiro para abrir sua empresa é usando seu próprio dinheiro. Se você tem dinheiro suficiente, não quer ter sócios ou investidores nem se sentir pressionado com os juros de um empréstimo ou se indispor com amigos ou familiares, esta pode ser a melhor opção para você.

E se você não quer nada disso mas também não tem o dinheiro, você pode se planejar e guardar uma parte do seu salário todos os meses com a finalidade de fazer uma reserva para abrir seu negócio.

Não Faça um Empréstimo Bancário

Outra forma bem tradicional de conseguir dinheiro para começar sua empresa é através de um empréstimo bancário. Esta é a pior maneira de conseguir dinheiro e deve ser sua última opção, principalmente se você está começando a empreender. Bancos normalmente cobram juros altíssimos que por si só já podem inviabilizar o seu negócio, além de causar uma pressão e um estresse enormes caso você não consiga pagar as parcelas, podendo até prejudicar sua vida financeira pessoal.

Empréstimos podem ser uma solução melhor em situações específicas, quando sua empresa já estiver consolidada e precisar de dinheiro para crescer, para capital de giro ou para fazer algum investimento, por exemplo.