ERP, simplifique a gestão da sua empresa

SISTEMA DE GESTÃO ERP

ERP, simplifique a gestão da sua empresa

Sistema ERP pode ajudar muito na gestão da sua empresa e trazer vantagens competitivas.

Seu negócio começou na sala da sua casa, e naquela época uma boa planilha bastava para organizar as vendas, contas a pagar, fazer o fluxo de caixa e todas as outras tarefas do seu dia a dia. Mas, como você é um ótimo empreendedor, seu negócio não para de crescer. Então, esse é o momento de você modernizar sua gestão financeira. Chega de caderninhos e planilhas, que tal investir em um sistema de ERP?

ERP? O que é isso? Acredite, é algo que vai simplificar muito a sua gestão, facilitar o acesso à informações, e te ajudar a organizar toda a sua operação. ERP é a sigla para o termo em inglês Enterprise Resource Planning, que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”.

ERP utiliza a computação como forma de produzir, transmitir, armazenar, acessar e usar diversas informações de maneira estratégica para alavancar o crescimento empresarial.

Muitas vantagens para sua empresa

ERP, simplifique a gestão da sua empresa! ERP é um software usado para cuidar de todas as operações diárias de uma empresa. Todas mesmo: gestão de estoques, departamento de recursos humanos, controle financeiro, e por aí vai. Você não precisa ter um sistema que faça tudo isso, muitas vezes o ERP é instalado para gerir áreas específicas do negócio. Agora, quanto mais integrado for o sistema à todas as áreas do negócio, melhor para você.

O ERP também tem a vantagem de registrar e organizar informações referentes a clientes, fornecedores, funcionários, produtos, vendas, compras, pagamento e impostos. Sabe aquele montoeira de papel que você costumava gastar horas catalogando e organizando para não perder essas informações valiosas? Então, o sistema faz tudo isso pra você.

SISTEMA DE GESTÃO ERP

SISTEMA DE GESTÃO ERP

ERP para pequenas empresas, autônomos e profissionais liberais

Muitos empreendedores caem no erro de achar que um ERP só é necessário ou recomendado para grandes empresas. Ou então que o custo é muito elevado e o investimento não vale a pena. Ideias pra lá de erradas. De fato, não há como pensar a vida de uma grande corporação sem um sistema como esse apoiando toda a gestão.

Mas, felizmente, atualmente há sistemas mais simples e de menor custo que, inclusive, podem ser desenvolvidos sob medida para determinado negócio. E pode saber que os custos rapidamente são retornados para seu bolso. Sim, um software de ERP é alto altamente recomendado também para a gestão de pequenas empresas “PMEs”.

ERP, simplifique a gestão da sua empresa. Economia, agilidade e produtividade!

O sistema de gestão ERP  é responsável por interligar os setores da empresa com novos sistemas, baseando-se na visão institucional da empresa, atendendo às necessidades de estratégicas como inovação, redução de custos, otimização de processos, aumento da produtividade e alavancar o faturamento do seu negócio.

Empresas que investiram em softwares de ERP e ganharam muito em desempenho e produtividade da empresa. O empreendedor Vinicius, por exemplo, proprietário da agência Foccos, durante três anos o empreendedor usou um software que era muito sofisticado para a empresa, e o resultado dessa experiência foi péssimo. O principal problema era que o software não fornecia recursos que se adaptassem às especificidades do setor de atuação da empresa (agência de tecnologia e marketing digital).

A saída encontrada foi mudar para um ERP específico para agência digital. ‘Os processos ficaram mais ágeis e a produtividade cresceu’, afirma. A produtividade da equipe de desenvolvimento, por exemplo, aumentou em 50%. Se antes a Foccos fazia 08 lojas virtuais por mês, hoje chega a 12 no mesmo período.

Um outro caso interessante da matéria é o do escritório de advocacia Loiola e Macedo Advogados. Até determinado momento, a empresa terceirizava o controle financeiro, quando a diretriz em relação à esse setor mudou, a empresa precisou correr atrás de formas ágeis e econômicas de gerir todos os recebimentos de honorários e custas processuais dos seus clientes. Rapidamente a economia gerada pelo  sistema cobriu os custos de implantação e aumentou a competitividade da empresa.

ERP também é inteligência e comunicação para sua empresa

Mas, muito mais do que um enorme banco de dados para facilitar a organização e as contas diárias, ao usar um software de ERP, você ganha também em outros dois importante fatores: primeiro, é possível facilitar a comunicação entre diferentes departamentos da empresa, com a troca de informações mais ágeis e potencializar suas vendas com a gestão comercial através do módulo CRM (relacionamento e gestão de clientes).

Em segundo, o sistema te possibilita gerar relatórios com informações que vão além. Te interessa saber exatamente quais produtos mais vende? Quem são os melhores clientes da sua empresa? Ou então aplicar filtros para essas informações, como época do ano e forma de pagamento. Um sistema inteligente te ajuda com tudo isso e muito mais.

Você precisa preparar sua equipe para dar esse passo

Muita calma antes de se empolgar e investir num sistema de ERP. Primeiro, você precisa se informar sobre que tipo de sistema é melhor para o seu negócio e poderá te trazer maiores vantagens. Muitas vezes na ânsia por investir no melhor, acabamos perdendo a mão e investindo em recursos que estão muito além das necessidades do negócio. Ou então o contrário. Ao querer economizar, acabamos fazendo um investimento burro.

Inclusive, você pode optar por comprar sistemas prontos, plataformas totalmente online ou desenvolver um sistema personalizado. Mas para tomar essa decisão, antes de mais nada, precisa estar muito ciente de todas as atividade e tipos de dados que sua empresa produz, e o que poderia ser melhorado nesse processo.

Outro ponto importante é você treinar e preparar sua equipe para essa mudança. Não vai adiantar nada implementar um software super moderno se o seu time não der esse passo junto com você e aprender a usar esse recursos e extrair o máximo dele. É comum funcionários serem avessos à mudanças, mas é seu papel, enquanto líder, engajar sua equipe nesse novo momento.

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre todas as vantagens que um ERP pode trazer para o seu negócio, hora de botar a mão na massa e começar a planejar esse investimento e fazer sua empresa decolar. A tecnologia está aí somente para te ajudar a poupar tempo, obter informações mais precisas e transformar tudo isso em inteligência de gestão.

Você deve buscar um sistema de gestão ERP que se adapte às necessidades operacionais e estratégicas do seu negócio, que consiga utiliza-lo como um todo para identificar novas oportunidades. Afinal, será o sistema de gestão ERP que, como vimos, pode ser determinante para o sucesso do seu empreendimento. Boa sorte!