TED Talks: 10 palestras de liderança que você precisa assistir

TED Talks: 10 palestras de liderança que você precisa assistir

Com a missão de espalhar ideias, o TED é um negócio sem fins lucrativos e promove alguns dos melhores eventos. Durante todo o ano, são diversas palestras ao redor do mundo, que impactam milhares de pessoas online e presencialmente.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os melhores TED Talks de liderança. Muitos talentos já apresentaram suas ideias — do Bill Gates, fundador da Microsoft, até Daniel Goleman, psicólogo mundialmente conhecido. Então vale conferir!

Separamos 10 TED Talks de liderança que você precisa conhecer. Com eles, vai entender como funciona a psicologia da motivação, a ousadia necessária para crescer, a mudança de mindset e muito mais. Continue e tenha uma boa leitura!

1. Celeste Headlee — Dez regras para conversar melhor

Apresentada por Celeste Headlee, que comanda há décadas um programa de rádio, a primeira palestra é “Dez regras para conversar melhor”. Nela, discute-se sobre os rudimentos para o bom diálogo, isto é, como entender e se fazer entendido.

Dentre as diversas dicas, Headlee discute sobre a necessidade de não ser multitarefa, fazer perguntas abertas, passar longo dos pormenores e, o mais importante, saber ouvir. A adequada comunicação é elemento-chave no sucesso da liderança.

2. Linda Hill — Como gerir a criatividade coletiva

O papel do líder é criar um espaço onde a criatividade e genialidade dos subordinados possam ser desencadeadas e aproveitadas. É o que explicada Linda Hill, professora de Harvard, escritora do livro “Collective Genius” e pesquisadora.

Boa parte da sua palestra “como gerir a criatividade” é baseada no que aprendeu com Ed Catmull, CEO da Pixar — onde filmes como Toy Story e Procurando Nemo foram criados. Todo líder deve entender como despertar o “espírito criativo” do seu time.

3. Elon Musk — O futuro que estamos criando e escavando

Todo líder deve ser, também, um inovador. É preciso ter a ousadia para desafiar o status quo e promover o progresso da sua equipe e da empresa em geral. Em “O futuro que estamos criando e escavando”, Elon Musk fala sobre seus novos projetos.

Reconhecido como um dos maiores empresários e líderes da atualidade, Musk é cofundador e diretor-executivo de empresas como Tesla Motors e SpaceX. Dentre seus novos projetos, está a construção do transporte terrestre mais rápido do mundo.

4. Dan Pink — A surpreendente ciência da motivação

O que mais motiva uma equipe de trabalho? Se acredita que é o tradicional modelo resultado-recompensa, onde os que fazem um bom trabalho são premiados e os que não fazem são “punidos”, pode estar enganado. Dan Pink explica a razão!

Na palestra “A surpreendente ciência da motivação”, Pink explica as novas relações entre líderes-liderados e como antigas táticas não funcionam mais. Para subsidiar sua palestra, o autor apresenta diversas pesquisas sobre o assunto.

5. Larry Smith — Por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante?

Larry Smith, professor de economia e canadense, se propôs a explicar algo inusitado “por que você vai falhar em ter uma carreira brilhante?”. Segundo o professor, tudo se resume à falta de ousadia, paixão pelo trabalho e disposição.

Todo líder que deseja ter uma carreira brilhante deve assistir essa palestra. Além de animadora, apresenta uma série de casos de líderes que conseguiram impulsionar seus times, obtendo resultados singulares e construindo uma carreira bem-sucedida.

6. Margaret Heffernan — Esqueça a hierarquia vertical no trabalho

Com a autoridade de quem passou pelo cargo máximo de 5 empresas, Heffernan fala sobre suas experiências e as mudanças na forma de trabalho. Em “esqueça a hierarquia vertical no trabalho”, aponta os problemas da pirâmide organizacional tradicional.

Para Heffernan, a ideia de “comando e controle”, onde os líderes exercem um poder pleno sobre seus liderados, está com os dias contatos. Na verdade, essa forma de pensar atrapalha o trabalho conjunto, o espírito criativo e a obtenção de ótimos resultados.

7. Tim Urban — Por dentro da mente de um mestre na procrastinação

A procrastinação é um dos maiores problemas dentro das  empresas, influenciando em diversos erros e atrasos nas tarefas diárias. Para entender mais sobre o assunto, é preciso assistir à palestra “por dentro da mente de um mestre na procrastinação”.

Tim Urban, além de especialista no assunto, é um mestre na procrastinação e costuma deixar tudo para o último minuto. A palestra possui quase 19 milhões de visualizações apenas na plataforma do TED. Além de interessante, é muito divertida.

8. Scott Galloway — Como a Amazon, a Apple, o Facebook e a Google multiplicam nossas emoções

Em “como a Amazon, a Apple, o Facebook e a Google multiplicam nossas emoções”, Galloway conta um pouco da estratégia dessas empresas. Segundo o palestrante, elas estimulam certas emoções, por exemplo, empatia e paixão, no público-alvo.

Não muito diferente, o líder precisa estimular centos sentimentos em seu próprio time de trabalho. Precisa gerar empatia dentro do time, paixão pelo que está sendo feito, ‘compromisso com os resultados e gratidão pela própria empresa.

9. Simon Sinek — Como grandes líderes inspiram ação

Sem qualquer dúvida, essa é uma das palestras de liderança mais vistas dos últimos anos. Com quase 38 milhões de visualizados apenas no TED, Sinek, que é escritor e consultor, explica como alguns líderes tornam-se realmente inspiradores.

Em “Como grandes líderes inspiram ação”, Sinek afirma que a questão central é o “por quê?”. Quando os líderes entendem a razão pela qual fazem o que fazem — encontram o seu verdadeiro propósito — torna-se muito mais fácil engajar outras pessoas.

10. Roselinde Torres — O que é preciso para ser um grande líder

Após conduzir um estudo com mais de 4 mil empresas, Roselinde Torres explica “o que é preciso para ser um grande líder”. Ela resume seus estudos e a liderança do século XXI em três questões que são apresentadas na palestra ao TED Talks.

Segundo Torres, todos os líderes precisam saber se antecipar às tendências do mercado, construir vínculos duradouros com parceiros estratégicos, bem como abandonar antigos modelos mentais. Assim, é possível progredir continuamente.

Não importa qual o seu segmento de atuação, se ainda não é, em algum momento vai ocupar a posição de liderança e deve estar devidamente preparado para isso. Dessa maneira, todos sairão ganhando. Então assista às palestras mencionadas, separe um tempo para estudar sobre o assunto e se aprofundar muito mais.

Gostou das dicas de TED Talks de liderança? Aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso artigo “Liderança de equipes: 8 dicas para atingir o sucesso”. Vamos lá!